O “Celular Legal” é um projeto da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) juntamente com as prestadoras de telefonia móvel, Polícia Federal e Secretarias de Segurança Pública. O objetivo do projeto é identificar os celulares irregulares e bloqueá-los, impedindo de serem usados.
Desde 2016, é possível solicitar o bloqueio de celulares roubados através das operadoras ou nas delegacias de polícia; agora, também é possível através do projeto “Celular Legal”.
O sistema ainda está sendo implantado, e por enquanto só está em funcionamento em alguns estados. Identificando um aparelho em desacordo a pessoa receberá uma mensagem informando a causa e dentro de alguns dias o celular será bloqueado.
- Leia Também: Como Saber se seu celular tem NFC
Se você está com um pé atrás e não sabe se seu celular é roubado ou quer comprar um celular usado e não sabe a procedência, basta pegar o número do IMEI do aparelho, é possível encontrar esse número atrás da bateria do celular ou discando *#06#. Vale lembrar que para cada chip é um IMEI, então celulares com dois chips apareceram dois IMEIs.
Com o número do IMEI em mãos, basta acessar o site Celular Legal da Anatel e clicar no botão “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Na nova página, depois de digitar o IMEI, o resultado será exibido conforme a imagem a seguir:
Fonte: Canaltech
9 Comments