Casa / Android / Tenha cuidado ao comprar um celular seminovo, pois ele pode ser roubado.

Tenha cuidado ao comprar um celular seminovo, pois ele pode ser roubado.

Está querendo comprar ou trocar de celular, e a melhor opção é adquirir um aparelho usado? É isso que pensamos em meio a tanta crise, e é obvio que esta é a melhor maneira para economizar aquela grana.

Todos sabem que existe vários grupos de vendas, compras e trocas de usados nas redes sociais, além dos sites especializados que levam vantagem por oferecer garantia, segurança de procedência e até mesmo financiamento. Neles, produtos que acabaram de ser lançados ficam abaixo do preço até então normal.

Mas, apesar da facilidade, é bom ter cuidado antes de decidir comprar. Afinal, como saber se o smartphone que você deseja é roubado? Ou, então, se o antigo dono concluiu todas as etapas para se desvincular do aparelho?

Não importa o modelo de aparelho que você almeja, é importante aprender que todo smartphone possui uma espécie de RG, chamado de IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em tradução livre). É com este número que você pode verificar se o aparelho consta na lista de bloqueio da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

 Funciona assim: quando um celular é roubado, furtado ou perdido, as operadoras de telefonia e as polícias Civil e Federal conseguem bloquear os aparelhos. Para isso, é preciso informar o código IMEI ou o número da linha.

 Quando o IMEI é informado, o número fica cadastrado numa espécie de “lista negra” da Anatel. Ou seja, se você comprar um aparelho que esteja bloqueado, você não conseguirá usá-lo (a não ser em casos de hackeamento do sistema).

 Agora, como saber se o IMEI está bloqueado?

Primeiramente, você precisa descobrir qual é o código IMEI do smartphone que quer comprar. Para isso, pergunte ao vendedor (e peça provas de que ele realmente pertence ao smartphone que será vendido, como fotos e prints). Outra opção é marcar um encontro com o vendedor e ver pessoalmente o número do registro.

 Para descobrir o código, basta digitar *#06# no teclado e confirmar.

 Em seguida, o IMEI aparecerá na tela. Anote o número! (Em alguns modelos, o IMEI aparece gravado na parte de trás do aparelho).

 O próximo passo é acessar gratuitamente o site Consulta IMEI e seguir os passos abaixo:

1 – Clique no botão consultar IMEI

2 – Digite o código que você possui e preencha os caracteres mostrados na tela

3 – Clique em consultar

4 – O resultado aparecerá logo abaixo. Se ele for “Não cadastrado na base”, indica que o sistema não registrou nenhuma queixa de perda ou roubo do aparelho*. Caso o resultado seja “impedido”, é melhor desistir da compra.

 

* É importante dizer que o sistema registra os pedidos de bloqueio ou desbloqueio dos aparelhos em até 72 horas, ou seja, o IMEI pode não estar lá porque ainda não foi atualizado. Por isso, o ideal é encontrar pessoalmente com o vendedor, para verificar as condições dos aparelhos em mãos, antes de finalizar a compra.

Agora se o aparelho que você deseja comprar for um iPhone você tem que saber que ele tem a opção de “Bloqueio de Ativação”, função essa que impede que o aparelho seja usado em caso de perda ou roubo. Se ele estiver ativado, o ID Apple e a senha do dono anterior serão solicitados quando você tentar apagar o conteúdo ou reativar o dispositivo. Logo, você não conseguirá utilizar o iPhone sem que os campos exigidos sejam preenchidos.

 Por isso é importante você ter o aparelho em mãos para poder fazer os testes.

 O jeito mais fácil para resolver o problema é pedir para o antigo dono preencher os dados e ir na opção “apagar o dispositivo” para restaurar as configurações de fábrica, liberando assim o uso para outra conta. Mas, caso não seja possível, o melhor mesmo é desistir da compra.

Fonte: UOL

Sobre Darlos

Avatar
Dono e CEO da empresa Império Teck. Youtuber apaixonado por tecnologia, adora ajudar o próximo. Deus acima de tudo...

Postagem Sugerida

Como saber se meu celular tem Giroscópio – Descubra aqui

O giroscópio é um mecanismo que define a real posição de um determinado objeto no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *