Intretenimento Notícia pandemia pandemia Universo

Previsão de outra pandemia ainda neste século segundo estudos

Pandemia é um nome bastante conhecido pois hoje o mundo todo lidar com uma a Covid-19, mas tudo indica que a humanidade terá de aceitar que outras pandemias podem acontecer em um curto espaço de tempo essa informação foi dada a partir do primeiro estudo que reuniu e analisou um registro global abrangente de uma variedade de doenças desde o ano 1.600 até hoje, no real momento que o mundo todo está enfrentando a pandemia da  Covid-19. Esse estudo e pesquisas foram feitos em conjunto entre pesquisadores de universidades da Italia e do Estados unidos e foi publicado na revista acadêmica PNAS.

Foram usadas estimativas recentes da taxa de aumento na emergência de doenças zoonóticas — que são por sua vez provenientes do contato entre humanos e animais — associadas às mudanças ambientais e estimou a probabilidade anual de ocorrência de epidemias. O resultado é alarmante: ela pode aumentar em até três vezes nas próximas décadas.

Ou seja segundo esse modelo desenvolvido na pesquisa outra pandemia de grande escala seguindo exemplo da Covid-19 pode chegar dentre das próximas seis décadas.

Isso pode significar que seguindo cronologicamente o modelo e a observação do passado, um grande risco para a humanidade que um novo surto de pandemia pode se desencadear e com a tendência de aumentar cada vez mais, A pandemia de covid-19 ja matou , pelo menos, 4,4 milhões de pessoas. O HIV, que é causador da AIDS, já matou pelo menos 36 milhões de pessoas desde seu surgimento, que se deu na década de 1980, essas são algumas referencias de grandes surtos do passado, sendo que a Covid-19 foi umas das mais portais desde a gripe espanhola que matou em uma estimativa 50 milhões de pessoas.

“Devo dizer que não estamos fazendo previsões sobre o futuro. Estamos caracterizando a probabilidade de ocorrência de grandes epidemias com base em dados históricos”, essas foram as palavras  do autor do estudo, William Pan, professor associado de saúde ambiental global na Universidade de Duke, ao site Gizmodo.

 

Fonte:tecmundo

Esse foi o método usado na pesquisa e foi feito para estimar o risco de eventos climáticos extremos como inundações ele dar uma probidade de pandemias que podem ocorrer durante o ano.

mas podem ficar despreocupados porque a chance disso acontecer em qualquer ano gira em torno de 2% significando que seria esperado que isso acontece dentre os próximos 59 anos. Já para um evento como a tenebrosa gripe espanhola isso poderia acontecer a cada 400 anos mais ou menos essa estimativa.

Mas segundo outra pesquisa citada por Pan a probidade de uma pandemia cai bastante quando mais grave for ela, ou seja algo como a gripe espanhola pode ser raro, mas nada é descartado já que a probidade não diminui tão rápido quanto a gravidade que ela seja, sendo assim uma pandemia catastrófica pode acontecer e isso não é descartado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.